Osmose em folha de alface

Osmose é um processo que a água passa entre dois meios de concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. A força responsável por esse processo é denominada de pressão osmótica.

A osmose pode ser vista como um meio especial de difusão dos seres vivos. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente. Assim, a osmose pode ajudar a controlar o gradiente de concentração de sais nas células. Existem três tipos de osmose que são:

Plasmólise: quando uma célula é colocada em uma solução hipertônica, a água passará da célula para a solução. O volume da célula diminui e ela murcha.

Desplasmólise: se as células que sofrerem plasmólise forem colocadas numa solução hipotônica, voltarão a ter seu volume inicial.

Turgência: se uma célula normal é colocada em uma solução hipotônica, a água passará da solução para a célula, e a célula inchará aumentando seu tamanho.

O plasmalema, ou seja, a membrana plasmática é responsável pelo controle de entrada e saída das substancias, constituída por lipídeos e proteínas (lipoproteica). A membrana pode ser: permeável, semipermeável e impermeável.

A permeabilidade celular é o processo que controla a entrada e saída de substancia na célula, necessárias a realização de seus fenômenos vitais. Estas trocas sempre se realizam entre:

Soluções (soluto + solvente).

Gradiente de concentração (diferença de concentração).

Concentração (quantidade de soluto existente numa quantidade fixa de uma solução).

Existem três tipos de conceitos de tonicidade, que são:

Solução Isotônica: quando a concentração de soluto intracelular é igual ao do meio extracelular.
Solução hipertônica: solução que está mais concentrada em soluto em relação ao meio intracelular.
Solução hipotônica: solução que está menos concentrada em soluto em relação ao meio intracelular.

OBJETIVO

Demonstrar a osmose em célula vegetal (alface).

São propostos dois experimentos com folha de alface. O primeiro mostra a desidratação da folha devido à perda de água para o meio e sua posterior reidratação através do fenômeno da osmose.

O segundo experimento mostra a perda de água da folha acrescentando-se sal de cozinha, como o que ocorre ao adicionarmos tempero à salada.

EXPERIMENTO 1

Materiais necessários:

Alface fresca

Água

1 prato ou vasilha

Geladeira

experimento 1 rogério

A folha perde água devido ao fluxo do ar frio e seco no interior da geladeira, fazendo com que a folha se desidrate. Ao colocar a folha desidratada em água, ocorrerá uma difusão desta para o interior das células da folha, que se constitui num meio hipertônico, com maior concentração de solutos do que a água, fenômeno conhecido como osmose (difusão de água de um meio com menor concentração de solutos para um meio com maior concentração de solutos).

EXPERIMENTO 2

Materiais necessários:

Alface fresca

Água

1 prato ou vasilha

Geladeira

1 colher

Sal de cozinha

experimento 2 rogério

A folha fica com aspecto murcho devido ao sal adicionado à sua superfície. O interior das células da alface tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha. A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

CONCLUSÃO

O aluno poderá ver a osmose ocorrendo, podendo assim ter uma significativa aprendizagem a respeito do fenômeno, quais são os fatores que alteram sua intensidade e prever resultados a partir de considerações teóricas a respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s